Bestança: Impressões e Sentimentos
Duas Palavras
A ADVB celebra neste ano de 2018 o seu 25º aniversário.
Foram 25 anos de desafios cumpridos em prol do ambiente, do património e da cultura no vale do Bestança, concelho de Cinfães.
A Associação, fruto do empenho dos seus associados, ganhou expressão e expansão projectando os seus ideais noutras agremiações, com as quais estabeleceu parcerias, e soube afirmar-se junto de parceiros institucionais, da população e dos sectores mais céticos da sociedade. É, temos orgulho nisso, uma colectividade respeitada e credível.
A publicação da revista Prado ( cinco números ) tornou-se um veículo importante na difusão dos valores e objetivos propugnados pela ADVB. Foi um meio crucial na divulgação de uma mensagem ambientalista mas também preocupada com a identidade cultural e etnográfica do Bestança.
O Bestança é um sítio com uma biodiversidade ímpar, detentor de uma cultura rica, uma paisagem única, uma etnografia muito própria, enfim, um património imaterial que urge saber preservar.
E o património, tantas vezes, é valorizado pela escrita, pelo que fica nos textos que são repositórios para gerações vindouras.
A Associação, ao longo de um quarto de século, deixou já um legado ambiental e cultural.
Manuel Vitorino ( associado que muito tem contribuído para o dinamismo da ADVB ) lançou o repto de passarmos à escrita, ao desenho, à fotografia ou sob qualquer outra forma de manifestação criativa, aquilo que, por causa do Bestança pudesse vir a lume.
Surgiram os contributos que ora damos à estampa nesta forma digital, esperando que, em suporte físico, possam também vir a ser lidos, vistos e folheados.
Muito obrigado a todos os que participaram dando assim mais um valioso contributo para a cultura Cinfanense.
Cinfães, maio de 2018.
Jorge Ventura
O Vale Encantado, Manuel Vitorino
Deambulações pelas Serranias do Montemuro, Jorge Ventura
A Mitologia Grega e o Rio Bestança, José Maria Duarte de Oliveira
A Lontra Reboleta – Capa, Corpo, Última Página.
Fotógrafa: Rita França. 2018.