A ADVB visita o Museu Nacional de Arqueologia, Lisboa.
A exposição Lusitânia Romana. Origem de Dois Povos é um resultado de aproximação do Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, e do Museo Nacional de Arte Romano, de Mérida, durante a edição de 2013 do Extremadura es cultura.
Planeada como exposição internacional, reuniram-se mais de 200 peças de época Romana de 18 instituições museológicas, portuguesas e espanholas, de âmbito nacional, regional e local.
A partir de um conjunto de peças de grande valor histórico-arqueológico e de grande qualidade artística, a exposição conta a história da Província Romana da Lusitânia, criada a partir da desanexação da Hispânia Ulterior, provavelmente entre 16 e 13 a.C. Sendo uma das províncias romanas menos conhecida do ocidente do império, é afinal uma região cuja história é das mais relevantes, quer pelo devir histórico, quer pela diversidade dos povos, tendo-se convertido numa primeira capital efetiva da Península Ibérica.”
No livro “Património Arqueológico do Vale do Bestança”, da autoria de Luís M. Silva Pinho, que a ADVB publicou em 1998, na pág. 29, lê-se: ” A região do Bestança foi integrada na Lusitânia, mas com um posicionamento muito periférico, no limite setentrional desta província com capital em Mérida. Desconhece-se com rigor a que unidade administrativa menor, civitas, terá pertencido…”
No concelho de Cinfães temos focos de povoamento e presença romana: no Monte das Coroas ( Ferreiros ),Castêlo de Tendais ( Tendais ), Chieira/Paço ( Cinfães ), Paços ( Tarouquela ), Castro de São Paio ( São Cristóvão de Nogueira ), sepultura de Cancelhô ( Souselo ), a via romana que pela margem direita ligava o Montemuro ao Douro.
Com a visita à Exposição Lusitânia Romana.Origem de Dois Povos, pretende a Associação para a Defesa do vale do Bestança ( que sempre pugna pela divulgação do património nas suas atividades )dar a conhecer aos seus associados a cultura dos povos que habitaram o território do vale do Bestança e do concelho de Cinfães, no pressuposto de que o conhecimento do passado é determinante na compreensão da história e cultura hodierna.
Programa – 30 de Abril de 2016
- 6h30: saída em autocarro do parque exterior do Norteshopping, Senhora da Hora, Matosinhos.
- Prevemos a visita ao Museu ainda durante a manhã. Após almoço a tarde fica ao critério de cada participante, sendo que aconselhamos um passeio pedestre pela margem direita do rio Tejo.
- Chegada: 24H00.
Os participantes devem levar farnel ( querendo ) para o almoço.
À vinda efetuar-se-á paragem na Mealhada para o jantar ( que é livre ).
Inscrições
- Sócios: 5,00€
- Não sócios: 10,00€
- Inscrições limitadas à capacidade do autocarro de 54 lugares.
- TLM: 96 8013140/91 7535075/91 7619080
A hora de saída do autocarro é para cumprir com rigor. Assim, devem os participantes primar pela pontualidade evitando-se delongas embaraçosas. Obrigado.