No próximo ano a Associação para a Defesa do Vale do Bestança faz 20 anos de existência. Constituiu-se por escritura pública de 22 de Junho de 1993, lavrada a fls. 53 e ss do livro de notas para escrituras diversas nº34-D do Cartório Notarial de Cinfães.
Vinte anos de sensibilização geral para a proteção, preservação e valorização do Bestança.
No próximo ano pretendemos publicar os momentos mais significativos da atividade da Associação numa edição especial da revista Prado. Apelamos a todos os associados que tenham documentos ou registos fotográficos que digam respeito e possam ilustrar momentos vividos no espírito do cumprimento do objeto social da Associação, e que os queiram partilhar e ver publicados, o favor de os enviar até ao final do ano de 2012, em suporte digital, indicando o autor, data e lugar da fotografia e um texto de legenda não excedendo cem carateres, para:
Associação para a Defesa do Vale do Bestança
Apartado 22
4690-909 Cinfães.
Obrigado. Participe na história da ADVB.
* A Associação não procederá à devolução do suporte digital enviado.
“Caminhada pela linha dos abismos”, a mais bela e perigosa das caminhadas. 23/24 de março de 2007. Linha de Barca D’Alva a Salamanca. Estação de Fregeneda. Marcou a internacionalização das expedições da ADVB e a divulgação no exterior do Bestança. Em homenagem ao saudoso Rui Ribeiro, terceiro de pé a contar da esquerda.
Pausa para memória futura em ponto determinado da linha de caminho de ferro de Barca D’Alva a Salamanca. O explorador, o topógrafo, o patrão e o engenheiro em busca do património arqueológico industrial esquecido. 24 de março de 2007.